Perguntas Frequentes

Para que serve o Portal Unidos


O Portal Unidos foi criado para que as frentes de trabalho da União do Vegetal possam trazer para a irmandade suas necessidades de voluntariado, e a irmandade possa ter a oportunidade de prestar tais serviços, e aprender mais sobre os trabalhos da União.

Por que ser voluntário?


O voluntariado é um princípio da União do Vegetal, por meio do qual as frentes de trabalhos ligadas à UDV crescem e se desenvolvem. Além da oportunidade de praticar o Bem, realizar um trabalho voluntário pode trazer crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal para o praticante, pelo aprendizado de novas tarefas e pela adesão a uma Causa maior.

Como funciona o Portal Unidos?


O Portal Unidos é simples e intuitivo. Para o voluntário, basta navegar e verificar as vagas de voluntariado disponíveis. Caso tenha interesse em prestar o serviço descrito em alguma vaga, basta cadastrar-se na vaga, assinando o Termo de Prestação de Trabalho Voluntário, e aguardar o contato do Gestor da vaga (o responsável da frente de trabalho que postou a vaga). O Gestor da vaga deve entrar em contato com os voluntários que se aplicaram ou se cadastraram para uma entrevista, na qual se deve conversar sobre a natureza do trabalho e expectativas, tarefas, tempo disponibilizado e o que mais for necessário para que tanto voluntário quanto gestor fiquem satisfeitos e sintam-se prontos a iniciar esse “contrato” de voluntariado. Para a frente de trabalho ou organização, caso haja interesse em postar vagas, é preciso entrar em contato com a coordenação do Portal, através do formulário de Contato, que poderemos providenciar a inclusão.

Vi a vaga, achei interessante, mas gostaria de obter mais informações para saber se quero ou posso prestar o serviço voluntário. O que faço nesse caso?


Nesse caso, a recomendação é cadastrar-se (aplicar) para a vaga, aguardar contato do Gestor da vaga para conversar e obter mais informações. Caso após a conversa você chegar à conclusão de que, por algum motivo, não gostaria de prestar esse serviço, não há problema nenhum, é só avisar ao Gestor da vaga.

Como faço meu cadastro?


Para começar, clique no botão "entrar"e digite seu e-mail que está cadastrado no REUNI, criando sua senha com no mínimo 8 caracteres. Em seguida, preencha o “Questionário Preliminar à Prestação de Serviço Voluntário”, dando seguimento nos demais passos.

Como escolher uma Causa de acordo com meu perfil?


A escolha das Causas é importante, pois através desta seleção você receberá notificações sobre novas vagas postadas. Assim, aumenta a chance de você conseguir um trabalho voluntário dentro da área desejada. Caso tenha dúvidas sobre quais Causas deveria escolher, faça uma escolha inicial mas continue sempre voltando e navegando no Portal, para identificar vagas relacionadas a outras Causas que não as escolhidas.

Até quantas causas posso escolher?


Até três causas.

Quero mudar a Causa. O que faço?


Para isto, você precisa entrar na edição do perfil e lá você poderá incluir, excluir e adicionar novas causas.

Ainda tenho dúvidas. Com quem eu posso buscar mais informações?


Se suas dúvidas foram sobre o funcionamento do Portal, escreva via formulário para o Contato (link). Caso tenha dúvidas sobre a vaga, a melhor maneira de saná-las é realizar seu cadastramento na vaga, e uma pessoa da Frente de Trabalho entrará em contato.

Cada ação voluntária será registrada na ficha de sócio, diretamente no REUNI?


Não existe ainda esse registro – essa é uma funcionalidade que está sendo prevista no futuro.

Como posso acompanhar meu processo de inscrição?


No seu perfil, você pode clicar na vaga que se inscreveu e ver o passo a passo das etapas de inscrição em que se encontra.

Como saber se meu cadastro em uma vaga funcionou?


Ao final do processo de cadastro na vaga você receberá uma confirmação de sua inscrição.

Como atualizar meu cadastro?


Basta clicar em "Meu Perfil", e "Editar Meu Perfil".

Posso me cadastrar pra mais de uma vaga?


Sim, é possível cadastrar-se em mais de uma vaga. No entanto, recomendamos considerar o tempo disponível para dedicação aos trabalhos propostos. Caso haja tempo do voluntário para dedicação a mais de um trabalho ao mesmo tempo, é um critério pessoal.

Quero cancelar minha candidatura a uma vaga . Como faço?


Entrando na vaga, em seu perfil, você terá esta opção.

Não lembro meu e-mail do REUNI. O que faço?


Caso não se lembre do email do REUNI, você precisa entrar em contato com a Secretaria de seu Núcleo e pedir essa informação. Caso esteja desatualizado (você não acessa mais o e-mail), peça para a Secretaria atualizá-lo, e então você poderá cadastrar-se usando o novo e-mail.

Eu me candidatei a uma vaga, mas não obtive retorno. O que faço?


Nesse caso, por favor entre em contato com a coordenação do Portal via formulário Contato (link), que providenciaremos o contato do Gestor.

Ainda tenho dúvidas. Com quem eu posso buscar mais informações?


Se suas dúvidas foram sobre o funcionamento do Portal, escreva via formulário para o Contato (link). Caso tenha dúvidas sobre a vaga, a melhor maneira de saná-las é realizar seu cadastramento na vaga, e uma pessoa da Frente de Trabalho irá entrar em contato.