CDU UBEM
Rua Luiz Vicentin, 177 - Barão Geraldo, Campinas - SP, Brasil
CDU UBEM

A Casa da União Estrela da Manhã (UBEM) é uma associação civil, filantrópica, que tem por objetivo proporcionar assistência social, educacional, cultural e em saúde a pessoas e comunidades.

4 VAGAS CRIADAS

6 VOLUNTÁRIOS

Sobre a Organização

A Casa da União Estrela da Manhã (UBEM) é uma associação civil, filantrópica, que tem por objetivo proporcionar assistência social, educacional, cultural e em saúde a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, bem como apoiar outras entidades de mesma finalidade.

Tendo iniciado em 1989 com um grupo de voluntários que começou a atender moradores do Bairro Carlos Gomes na periferia de Campinas (SP), o leque de atendimentos e realizações se ampliou gradualmente com a introdução de campanhas para doações de agasalhos, brinquedos e materiais educativos, além de visitas e atendimentos a famílias carentes. Assim, adquiriu identidade jurídica própria em 1993 e hoje congrega as suas ações beneficentes principalmente nos municípios de Campinas, Jarinu, Piracicaba e Pocinhos (MG).

A UBEM hoje conta com o trabalho de dezenas de voluntários e a doação mensal em dinheiro feita por pessoas e algumas empresas. Suas ações se pautam pela busca do fortalecimento, equilíbrio e harmonia da Família, por entender que um ambiente familiar sadio e harmonioso proporciona boas condições para a saúde mental, física e social, de modo sustentável nas seguintes três frentes de atuação:

  • Educação de crianças, jovens e adultos 
  • Saúde e Assistência 
  • Fortalecimento socioeconômico da família 

Entre os vários projetos e ações, destacamos três: Pro-Familia, Fio de Ariadne e TaekwondoResgatando Valores

PRO-FAMILIA: Programa de Fortalecimento Socioeconômico da Família

Uma família bem estruturada é um fator importante para o equilíbrio do ser humano e para o desenvolvimento da sociedade. 

Um dos pilares para estruturação da família é a sua situação socioeconômica, o que inclui tanto a capacidade de garantir o atendimento de suas necessidades de moradia, alimentação, saúde e educação, como o estabelecimento de relações saudáveis internas e com a comunidade onde vive.

O foco do PRO-FAMILIA da UBEM é contribuir para o fortalecimento socioeconômico da família através da atuação em três eixos integrados:

  • Organização familiar: finanças, saúde e relacionamentos
  • Geração de renda: empreendedorismo e emprego
  • Desenvolvimento profissional: capacitação e conscientização profissional 

FIO DE ARIADNE: Apoio a moradores de rua

Voluntários dedicados e perseverantes percorrem as ruas do centro de Campinas (às sextas-feiras) e de Piracicaba (às quartas-feiras) levando aos moradores de rua alimentos, agasalhos e, principalmente, calor humano.

Uma dessas pessoas de boa vontade disse : “Nossa missão não é tirá-los das ruas, mas fazê-los se lembrar de que existem pessoas que se interessam por eles”.

Porque, às vezes, a Vida nos faz um instrumento...

Da mitologia grega: “... A Princesa Ariadne deu um fio de lã para que o Príncipe Teseu pudesse encontrar a saída do labirinto ...”

TAEKWONDO RESGATANDO VALORES: Educação pelo Esporte

Vários projetos bem-sucedidos no país adotam o esporte como meio para minimizar os riscos das drogas, prostituição e marginalidade que rondam os jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

O esporte desenvolve a disciplina e é um forte estímulo para superar desafios, respeitar regras, além de trazer diversos outros benefícios para a saúde física e mental.
As artes marciais, em especial, enfatizam essas qualidades, razão pela qual a UBEM tem viabilizado desde 2014 aulas semanais de Taekwondo para 30 crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos de ambos os sexos da “Instituição Resgatando Valores”, localizada no Jardim Liria em Campinas (SP).

Causas
Inclusão Social Empreendedorismo Cidadania
Voluntários: 6
Endereço

Rua Luiz Vicentin, 177 - Barão Geraldo Campinas - SP