CDU Lar de Santana
Rua Horto das Oliveiras, 738 – Jardim Monte Alegre, Campo Grande - MS, Brasil
CDU Lar de Santana

Unidos na construção de uma Paz no mundo!

8 VAGAS CRIADAS

11 VOLUNTÁRIOS

Sobre a Organização

A Associação Beneficente Casa da União nasceu da prática da beneficência e da importância para o desenvolvimento do ser humano no ato de servir e fazer o bem ao próximo. É um movimento de solidariedade, inspirado no amor, na bondade e na fraternidade, sem nenhum tipo de discriminação.

Em 1971 José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, começou a realizar o trabalho de beneficência estatutariamente, por meio de uma sociedade religiosa, denominada União do Vegetal. Com o aumento do número de sócios e dos trabalhos realizados, foi necessária uma organização, criando assim o Departamento de Beneficência, existente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Fora do território brasileiro a Associação Beneficente Casa da União atua com as monitorias de beneficência nos Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

Atualmente somos em 30 Casas da União (todas localizadas no território brasileiro) e 227 monitorias de beneficência, em 11 países. As atividades são realizadas com o auxílio de voluntários que trabalham em união em prol da Paz e do Amor.

As Casas da União associadas possuem uma diretoria própria local e recebem a supervisão e direcionamento da Matriz de forma continuada e permanente, tendo sua autonomia administrativa, fiscal e tributária preservadas. A Associação Beneficente Casa da União – Matriz proporciona a uniformidade, melhora na comunicação e organização, além de métodos de diretrizes de trabalho, que aproxima as Casas da União Associadas da Diretoria Geral, fortalecendo assim os trabalhos locais, aumentando a produtividade, o compartilhamento de recursos entre filiais e melhores práticas com as Associadas, facilitando assim o exercício da prática do bem, de forma continuada e permanente.

A Associação Beneficente Casa da União Lar de Santana, atendendo às diretrizes traçadas pela Casa da União matriz, vem desenvolvendo ações continuadas com o objetivo de promover a inclusão social por meio do acesso aos bens e serviços, garantia de direitos e à qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Possui parcerias com SESC Mesa Brasil do qual recebe semanalmente doação de hortifrutis, Frigorifico Naturafrig que faz doação de carnes também semanalmente e SESC Camilo Boni, que oferece seus serviços a preços diferenciados aos associados.

Dentre os projetos que desenvolve, destacam-se dois:

PROJETO LUZ DO SABER

O Projeto LUZ DO SABER, atualmente se desenvolve em duas frentes, nas cidades de Campo Grande e Rochedo. Por meio de parceria com o Frigorífico Naturafrig, no município de Rochedo, atende 23 adultos de 35 a 70 anos no processo de alfabetização.

Em Campo Grande, são atendidas 21 pessoas na sede da Casa da União e ainda possui projeto piloto em parceria com a Escola Municipal Wanderlei Rosa de Oliveira, no qual possui 08 alunos participantes, sendo 03 acessibilidades.

Em 04/05/2019 realizou Encontro de Formação do Luz do Saber com a presença da conselheira Irene – coordenadora nacional do projeto.

PROJETO FAMÍLIAS FLORESCENDO

 O Projeto FAMÍLIAS FLORESCENDO desde 2015 vem se firmando como um espaço em que as famílias em situação de vulnerabilidade são acolhidas e participam de atividades planejadas anualmente, que visam seu desenvolvimento pessoal e o fortalecimento do protagonismo e dos vínculos familiares.

O Projeto Famílias Florescendo atende, atualmente, famílias da Granja São Luiz, Vila Nogueira e Aldeia Urbana “Marçal de Souza” (Bairro Tiradentes), perfazendo total aproximado de 60 pessoas.

Este projeto desde 2015 vem atuando junto às famílias destas regiões carentes da cidade, oportunizando uma melhor convivência social e desenvolvimento de potencialidades como forma de minimizar os efeitos da vulnerabilidade em que se encontram.

Contando com o trabalho de voluntários, vem oferecendo informações/vivências relativas a vínculos familiares e comunitários, direitos e deveres, desenvolvimento infantil, relacionamento familiar, dentre outros, por meio de palestras, atividades em grupos, constelações familiares, entre outros.

Visando proporcionar desenvolvimento de habilidades específicas por meio de oficinas com o objetivo de geração de renda e elevação do auto estima, oferece cursos de bordado, costura e confecção de artesanatos, seja por meio de professores voluntários, como também através de parceria firmada com a Funsat – Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, em que a instituição oferece o espaço (salas de aulas) e as máquinas de costura e a fundação, os professores.

No período de março a abril de 2019, realizou um curso de costura em parceria com a Funsat, no qual participaram 13 alunas. Atualmente está ministrando curso de aprimoramento em costura, pelos voluntários. 

Atuação do Projeto Famílias Florescendo com as Crianças: 

1)  Para que as mães possam participar dos cursos e palestra, um grupo de voluntários composto por jovens, realiza simultaneamente atividades lúdicas com crianças, filhos destas alunas, visando seu desenvolvimento cognitivo, ético e emocional.

São realizadas brincadeiras, músicas, teatros, jogos desportivos e aulas de capoeira.

As aulas de capoeira são ministradas por um copoeirista voluntário integrante do grupo Quilombo.

2) Alinhado ao objetivo de promover o desenvolvimento pessoal de famílias em situação de vulnerabilidade, realiza ações voltadas ao atendimento de crianças denominado Ciranda Cultural, oferecendo acesso à cultura, ao laser, à atividade física, orientando assim, quanto a valores éticos, morais e de cidadania, sem nenhum cunho religioso, respeitando a individualidade e o costume de cada família.

O atendimento está sendo realizado com 15 crianças de 7 a 14 anos nas quartas-feiras. Tem duração de 2 horas e conta com o apoio de 8 voluntários.

Essas atividades estão organizadas em eixos temáticos: musicalização, que objetiva a sensibilidade auditiva para a música, instrumentos e formas alternativas de ritmos, com aulas introdutórias de teoria da música e o conhecimento de diversos instrumentos musicais; saúde e higiene pessoal, que objetiva conhecer as formas de higiene bucal, corporal e ambiental em casa e na escola; culinária, que visa comparar diferentes tipos de alimentos, destacando os que contribuem para uma alimentação equilibrada, compreender a higiene dos alimentos e conhecer algumas ações preventivas para evitar acidentes domésticos; meio ambiente, ensina a importância da preservação ambiental e; arte e criatividade, que visa promover o desenvolvimento da criatividade através da arte, estímulo à leitura, visitas a espaços de cultura e lazer, como museus, teatros, cinemas e outros.

Além dos projetos de prestação continuada mencionados, a Casa da União Lar de Santana promove eventos beneficentes (shows, palestras, cursos, barracas em festas juninas, etc), revertendo a verba para manutenção dos projetos e compra de cestas básicas que são doadas às pessoas necessitadas.

Participa desde 2018 da Campanha Aquece MS promovida pelo Rotary Clube e TV Morena, recebendo quantidade significativa de roupas e agasalhos que são doados às famílias dos projetos e aos monitores da beneficência dos núcleos da União do Vegetal, para o repasse aos irmãos e familiares necessitados.

Realiza Dias da Beneficência em parceria com as monitorias dos núcleos nas datas comemorativa como Páscoa, Dias das Crianças, Natal, nos quais faz doação de alimentos, ovos de páscoa, presentes, levando alegria e esperança aos irmãos necessitados.

Sempre que pode, promove ações beneficentes à sociedade em geral, como visitas a asilo, doação de roupas, alimentos, enxovais para bebês, fraldas, kits de materiais escolares, etc.

No final de 2018 realizou ação de entrega de 400 panetones e 400 pacotes de bolachas aos moradores do entorno do “lixão”, do assentamento Zumbi dos Palmares e da Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande.

A Casa da União Lar de Santana, ainda possui parceria com laboratórios de análises clinicas e diversos médicos e profissionais da saúde, para os quais encaminha pessoas para atendimento e realização de exames, sempre que necessário.

Firmou recentemente parceria com a conceituada Associação Sul-Mato-Grossense dos do Membros do Ministério Público – ASMMP, da qual vem recebendo doação mensal de valores para investimento nos projetos.

E permanece buscando mais parcerias e formas de ampliar os projetos e o número de pessoas atendidas, sempre com o objetivo de fazer o bem e auxiliar aqueles que ainda necessitam.

Causas
Qualificação Profissional Inclusão Social Combate à Fome
Endereço

Rua Horto das Oliveiras, 738 – Jardim Monte Alegre Campo Grande - MS